top of page

portfólio

Sobre o processo

Há mais de 20 anos me dedico a produzir tapeçarias, esse processo inicia com um desenho e muitas vezes o desenho compõem com uma imagem fotográfica. Eu procuro criar uma conversa entre figura e fundo, enaltecendo a linguagem técnica específica da tapeçaria. Desde as minhas primeiras experiências no tear vertical com a trama descontínua, utilizo materiais não convencionais juntamente com os fios industriais. Esta experiência visual e táctil acentua o meu sentido háptico assim como o do espectador. Tecer diariamente, aliado ao contato com tapeceiros de diferentes nacionalidades, possibilita trocas de experiências e serve como motivação. As visitas aos museus e exposições de tapeçaria contemporânea (online e presencial) são imprescindíveis assim como a bibliografia específica ajuda na construção do meu museu imaginário dando suporte ao conhecimento técnico. Ser uma tecelã de tapeçaria é uma atividade que se constrói no dia a dia.

Sobre o grupo As Catarinas

Desde 2003, ministro aulas de tapeçaria e em 2006 surgiu o grupo As Catarinas formado por alunas e ex-alunas destes cursos. O grupo foi criado com o objetivo de ampliar o domínio técnico desenvolvido nos cursos, aprimorando o resultado das tapeçarias para participação em exposições.

Atualmente As Catarinas, só mantém contato online, o que não impossibilita uma conversa dinâmica e muitas trocas de experiências. Como criadora e coordenadora do grupo sinto muito orgulho e gratidão pela participação de cada integrante.

bottom of page